Colégio Sepam arrecada absorventes para instituições de Ponta Grossa

Campanha do Projeto Menarca quer conscientizar sobre o Dia Internacional da Higiene Menstrual

 

Poucas pessoas sabem, mas em 28 de maio comemora-se o Dia Internacional da Higiene Menstrual, que este ano traz para o debate o tema “empoderamento”. E como forma de contribuir com a discussão, o Colégio Sepam, por meio do Projeto Menarca, está arrecadando absorventes para doar a instituições sociais que atendem a meninas e mulheres em Ponta Grossa.

 

De acordo com a coordenadora do Projeto Menarca, Larissa Pasturczak, o assunto higiene menstrual ainda é tabu. “Precisamos falar mais amplamente sobre esse assunto, mostrar a meninas e meninos que a menstruação faz parte do cotidiano feminino, que nós, mulheres, menstruamos e não precisamos ter vergonha e nem deixar de fazer alguma atividade por causa disso. A campanha é uma forma de contribuir para melhorar a qualidade de vida das meninas, porque muitas vezes elas deixam de praticar esportes, de ir à escola ou ao trabalho por não ter acesso a um absorvente”, explica Larissa.

 

Segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) a higiene menstrual continua a ser uma das questões mais enfrentadas por mulheres nos países em desenvolvimento.

 

Colaboradores, professores, alunos e familiares foram convidados a participar da campanha do Sepam, que receberá doações até o fim de maio. A comunidade em geral também pode contribuir participando da aula inaugural de Zumba Strong, no sábado (26), cujo ingresso é dois pacotes de absorventes.

 

O Projeto Menarca de promoção à saúde da menina atua desde 2002 conscientizando e orientando meninas de 12 a 16 anos em fase de menarca (1° menstruação) sobre os riscos de DST e gravidez na adolescência, além de promover bate-papo e tirar dúvidas sobre sexualidade.

 

Saiba mais

 

O Dia da Saúde Menstrual (menstrualhygieneday.org) é uma plataforma global que reúne organizações sem fins lucrativos, governos, empresas, imprensa e pessoas que se propõe a discutir o tema. A ONG Wash United iniciou a campanha e o 28 de maio foi celebrado pela primeira vez em 2014.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *