20 de fevereiro de 2019
Quanto a escola está preparada para trabalhar com os dois “is”- Informação e Inovação? Como o currículo e a rotina escolar pode se adequar às demandas atuais que envolvem educação, tecnologia e ensino e aprendizagem? Coordenadores e professores do Colégio puderam discutir essas questões com o jornalista e educador, Alexandre Le Voci Sayad*, que esteve em Ponta Grossa durante a primeira semana pedagógica de 2019 para uma formação exclusiva com a equipe SEPAM.
“É necessário desenvolver as habilidades dos alunos para que eles aprendam qualquer coisa a qualquer momento; isso também é formação”, acredita Sayad. No encontro, o educador destacou os desafios que os professores encontram em sala de aula devido ao excesso de informação que a tecnologia insere na vida dos alunos, falou sobre como unir informação e inovação ao conteúdo programático, seguindo a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), e ainda sugeriu aplicativos, plataformas e práticas que contemplam a tecnologia no ambiente escolar.
Com base na obra “Making Thinking Visible”, de Mark Church, Sayad destacou a importância de metodologias que trabalham as rotinas de pensamento dos alunos. “A partir do momento em que o pensamento torna-se visível é possível ver onde estão os erros, onde é viável melhorar e o que fazer em determinadas situações. Você não melhora o pensar se você não o torna visível”, explica.
A prioridade desses encontros pedagógicos é proporcionar momentos de debate, estudo e atualização à equipe docente do Colégio.
*Alexandre Le Voci Sayad é jornalista e educador, com especialização em inovação pela University of Califórnia – Berkeley. Atualmente, é CEO e fundador da ZeitGeist (ZG) – Educação, Cultura e Mídia. É também membro do conselho diretivo da GAPMIL (Aliança Global em Mídia e Educação) da UNESCO internacional. É autor do livro “Idade Mídia: A Comunicação Reinventada na Escola” (Editora Aleph).